superbacana+

  • design
  • espaço
  • arte para arquitetos
  • projetos especiais
  • agenda
login

Perdeu sua senha?

crie sua conta

arte para arquitetos

Consultoria de arte para escritórios de arquitetura:
• Pesquisa no mercado de galerias nacionais e internacionais;
• Seleção e compra de obras de arte;
• Logística, transporte, entrega e instalação.

Após imersão no projeto de arquitetura e interiores, a Superbacana+ realiza uma ampla pesquisa no mercado de galerias de arte para escolher as obras que melhor se adequem ao perfil do cliente, sempre com o aval do arquiteto.

newsletter

contato

av. brig. faria lima, 2012 · 12º andar
01451 000 são paulo sp brasil

+55 11 3815 8429
+55 11 94311 5523

superbacana@superbacana.com.br
@superbacana_mais fale conosco pelo WhatsApp

siga superbacana_mais

A convite da galeria Idea!Zarvos, a Superbacana+ p A convite da galeria Idea!Zarvos, a Superbacana+ preparou uma programação de conversas sobre Arte e Arquitetura.
Para a estreia, os convidados são os professores e curadores Agnaldo Farias e Guilherme Wisnik.

16 de agosto | terça-feira | 19h
Rua Sampaio Vidal, 978
Entrada gratuita
Inscrições pelo Sympla

@ideazarvos 
@agnaldo_farias 
@guile_wisnik 

Video @estudioarnold
#superbacana_pedra Fishli/Weiss – Rock on Top of #superbacana_pedra
Fishli/Weiss – Rock on Top of Another Rock, 2013

.
A obra da dupla Fischli/Weiss, localizada perto da entrada da Serpentine Gallery, é composta por duas grandes pedras de granito que parecem se equilibrar uma sobre a outra.  Com aproximadamente cinco metros de altura, o gesto dos artistas pode parecer simples, mas incomoda e surpreende: isso porque a obra brinca com a estabilidade e instabilidade, a construção e destruição.

Como muitos dos trabalhos mais conhecidos dos artistas, as rochas carregam uma certa sagacidade da dupla, sempre buscando o absurdo. O trabalho remete à prática pré-histórica na qual colocar uma pedra em cima de outra significa deixar uma marca para encontrar o caminho de volta.

.
#fishliweiss #serpentinegallery #escultura #londres #arte #pedra
A convite da galeria Idea!Zarvos, a Superbacana+ p A convite da galeria Idea!Zarvos, a Superbacana+ preparou uma programação de conversas sobre Arte e Arquitetura.
Para a estreia, os convidados são os professores e curadores Agnaldo Farias e Guilherme Wisnik.

16 de agosto | terça-feira | 19h
Rua Sampaio Vidal, 978
Entrada gratuita 
Inscrições pelo Sympla 

Com a exceção daqueles que já estão satisfeitos com a arquitetura que produzem, existem espíritos mais inquietos, cujos projetos se alimentam de outras referências, provenham elas de outras obras arquitetônicas ou de outras disciplinas, entre as quais a arte.

A relação entre arte e arquitetura remonta a definição que dela faz o romano Vitruvio. O século XX intensificou essa relação, especialmente a partir de grupos como o Archigram, britânico e o Superstudio italiano. Mais recentemente escritórios como Jean Nouvel, Rem Koolhas, Zaha Hadid, Herzog & De Meron, Tadao Ando, Sanaa, Diller & Scofidio, o brasileiro Gustavo Utrabo, indicam a fertilidade do contato com artistas, num arco que parte de Malevich, passa por Gordon Matta-Clark, Joseph Beuys, entre tantos outros, até esbarrar em Ai Wei Wei e Jeff Wall.
A conversa com Agnaldo Farias e Guilherme Wisnik, curadores e professores da FAUUSP, apontará alguns exemplos sobre o binômio Arte e Arquitetura e sua enorme contribuição para a reflexão e produção arquitetônica.
#superbacana_pedra Smiljan Radić – Pavilhão da #superbacana_pedra
Smiljan Radić – Pavilhão da Serpentine Gallery, 2014

.
O projeto de Smiljan Radić para o pavilhão temporário de 2014 da Serpentine Gallery teve suas raízes em um modelo de papel machê feito quatro antes antes inspirado na história d’O Castelo do Gigante Egoísta, de Oscar Wildes. Dessa forma, Radić dá continuidade ao modo de criação que percorre todo o seu trabalho: unindo arquitetura e literatura, sempre a partir da interpretação de um conto. Essa união de pólos também está presente no contraste de materiais leves e pesados na construção. Sobre pedras maciças que parecem perpetuar a paisagem, apoia-se uma estrutura futurística que lembra uma concha, feita em fibra de vidro, fina e translúcida. O efeito fantástico e, de certa forma, sensual, busca chamar os transeuntes como mariposas atraídas pela luz âmbar dentro da concha. De dentro, o terreno natural parece mais baixo, dando a sensação de que o volume todo está flutuando.

Segundo o arquiteto, o projeto dialoga com a tradição de pequenas construções românticas vistas em parques ou grandes jardins, populares desde o final do século XVI até o início do século XIX, conhecidas como folies. Em geral, elas aparecem como ruínas ou desgastadas pelo tempo, sempre de forma extravagante, surpreendente e até arcaica,  dissolvendo artificialmente os limites temporais e físicos das construções em seu entorno natural. Radić pega esses princípios e os aplica usando uma linguagem contemporânea, justapondo-se à arquitetura clássica da sede da Serpentine Gallery.

.
#smiljanradic #serpertinegallery #pavilhao #arquitetura #pedra
Venham conhecer a newsletter quinzenal da Superbac Venham conhecer a newsletter quinzenal da Superbacana+. Com assuntos diversos: de dicas a muita arte, arquitetura, design, entre outros. Nesta semana, trouxemos restaurantes de São Paulo com cozinha autoral e que fogem do óbvio.

Link na bio!
Curso online (a própria) ação – inventári Curso online (a própria) ação – inventário da dor, com Pinky Wainer e Isabel Teixeira
.
Serão seis encontros nos quais o aluno será convidado a se apropriar dos inventários imaginários de Bispo do Rosário. Inventários da dor como forma de organizar o incompreensível, o medo, a impotência, apaziguar as angustias, a morte.
Os sintomas, tratamentos, remédios, terapias alternativas.
Dores reais, inventadas, dores roubadas, ou terapias para evitá-las, vivemos pensando na dor. Vamos pensar aqui em forma de arte. Em todas as mídias e incluindo a descoberta da dor como prazer.
 
06 encontros | quartas-feiras | 17h às 19h
R$ 740
*apenas a 1ª aula será em uma terça-feira 16/08
.
Inscreva-se no site: www.superbacana.com.br
+ infos:
superbacana@superbacana.com.br
+55 11 3815-8429 +55 11 94311-5523
.
@lilianring assessoria em comunicação
.
.
.
.
#cursosuperbacana #curso #cursoonline #zoom #apropriacoes #criação #edição #imaginário #imaginação ##jbispodorosario #pinkywainer #isabelteixeira
Vivência artística na Patagônia Chilena, com Pi Vivência artística na Patagônia Chilena, com Pinky Wainer.
.
20 a 26 de novembro.
.
O privilégio de uma vivência artística nas mais belas paisagens. Perceber as nuances da luz mais linda sob as montanhas e as flores. Treinar o olhar, perceber os diferentes verdes, o azul frio do céu. É um momento especial para estar em um lugar mágico, porém real, onde olhar em volta é inspirador e tudo é pintura. Aquarela, colagem, sketches, experiências, paletas, tudo é memória. Bem-vindos.
.
A Patagônia Chilena foi o lugar escolhido pela PATA para desenvolver o projeto: smart villages, hotelaria e agricultura sustentável. Em meio a uma beleza natural infindável, tudo é pensado de maneira estética, orgânica, sustentável e sempre com o objetivo de estar integrado à paisagem patagônica. A principal meta da PATA é criar alicerces sustentáveis que possam estruturar nosso modo de vida. Um modelo econômico baseado em princípios de restauração de terra e não de exploração.
.
Se tiver interesse em se inscrever, entre em contato para receber as orientações dos próximos passos.
Para garantir a sua vaga, o pagamento deverá ser efetuado até dia 20/08.
.
+ infos:
superbacana@superbacana.com.br
+55 11 3815-8429 +55 11 94311-5523
.
@lilianring assessoria em comunicação
#viagemsuperbacana
.
.
.
.
.
.
#viagem #vivenciaartistica #arte #aquarela #desenho #pintura #patagonia #patagoniachilena #pata
Dudi Maia Rosa: Tudo de Novo Dudi Maia Rosa: Tudo de Novo
Sandra Cinto • Noites de esperança na cidade de Sandra Cinto • Noites de esperança na cidade de Maçarico
#superbacana_pedra Trabalhos de Erika Verzutti @er #superbacana_pedra
Trabalhos de Erika Verzutti
@erikaverzutti

.
Geodes (ou geodos) são rochas ocas que contêm em seu interior matéria mineral tal como cristais. Considerados por muitos como objetos lindos e inspiradores, podem também remeter à força da natureza. Para a artista Erika Verzutti, é essa energia cósmica que rodeia os geodes que a inspira, por isso que, há mais de duas décadas, ela tem esculpido geodes e minerais, fascinada por belas rochas e pela experiência e prazer estético que elas proporcionam. Em muitos de seus trabalhos, a artista molda essas pedras tais como entidades naturais usando materiais como argila e bronze, para depois pintá-las. Outras vezes, apenas apropria-se dos mesmos, compondo-os com suas modelagens. Ela costuma dizer que geodes são a arte da natureza, pois não servem a nenhuma função aparente, como se fossem o resultado da natureza fazendo algo, alguma arte. Para ela, ainda, essa fascinação deriva de uma simpatia por essa espécie de método da terra na qual os materiais determinam a aparência dos geodes, quase como se os materiais estivessem tomando decisões artísticas por si mesmos. Afinal, a natureza também é governada por regras e sistemas.

.
1 Stone Cemetery, 2013
2 Vista da exposição no Centre Pompidou, em Paris, 2019
Imagens de Eduardo Ortega. Cortesia da artista e Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo/Rio de Janeiro

.
#erikaverzutti #pedra #artecontemporanea #natureza #geodes #cristais
superbacana+