curso viva la vida – leituras Frida Kahlo com Izabel Gurgel

encontros 03
data das aulas 17, 24 de outubro + 07 de novembro
dia da semana sábados
horário 10h30 às 12h30
valores Curso integral: R$ 450
Curso integral - estudante: R$ 245
Limpar

Iniciação à vida&obra da pintora Frida Kahlo. O desenho dos encontros segue uma pergunta que nos guia
nas micro atividades de partilha de leituras que realizamos: como se inventa uma vida com sabor? Trajetórias de vida de artistas, além do rastro, criam lastro. E daqui apreciamos a paisagem. Abrimos livros sobre e deles partimos.

Para apreciar a vida Frida Kahlo como a um bordado. E aplicamos o olhar sobre a relação dela com a fotografia e o
figurino, que não cessou de editar para si. São meios através dos quais ela também elaborou a persona artística, além da obra que pulsa ali no fio da lâmina vida-morte-vida. Os livros “El ropero de Frida” e “Frida Kahlo: suas fotos” são os dois primeiros originados da abertura do banheiro (na verdade, algumas dependências) da Casa Azul, fechado desde a morte da artista, em 1954.
Em meio ao que ficou guardado durante quase 50 anos, mais de 200 peças do guarda-roupa e mais de 5 mil fotos.

 

Izabel Rosa Gurgel

Izabel é leitora. Tem estudos de graduação (Comunicação) e pós-graduação (Sociologia e Gestão Cultural) na Universidade Federal do Ceará|UFC, Universidade Federal da Bahia|UFBa e Fundação Joaquim Nabuco|Fundaj. Vive em Fortaleza, onde dirigiu o Theatro José de Alencar (2007-2014). Realiza micro cursos livres que são encruzilhadas, lugares de encontro e troca. Para apreciação de trajetórias artísticas (Frida Kahlo, Alberto Nepomuceno, Clarice Lispector, Cora Coralina), de lugares, de acervos físicos e acervos imateriais, como nas séries de encontros Cidade Portátil e A Cozinha do Tempo, também em pequenos
formatos. Segue o fio da pergunta como se inventa uma vida com sabor, que dê vontade de ser vivida.