curso online joias de artistas com Marta Costa Reis

encontros 03
data das aulas 30 de março + 06 e 13 de abril
dia da semana terças-feiras
horário 18h30 às 20h
valores R$ 390
R$ 260 - estudante
Parcelamento em até 3x sem juros
Limpar
indique para amigos

A joia é inerente à humanidade, talvez mais do que qualquer outra forma de expressão plástica. Antes dos vestígios de arte rupestre, conhecem-se joias pré-históricas. No Renascimento, sabe-se que muitas peças de joalharia eram feitas por equipes que incluíam pintores e escultores, além de ourives. No século XX, muitos dos mais icônicos artistas plásticos foram também criadores de joias. Neste pequeno curso, vamos percorrer os últimos 100 anos da joalharia feita por artistas plásticos, de Alexander Calder a Ai Weiwei, passando por Picasso, Dali, Braque, César, Fontana e muitos outros. São muitas as razões que levaram estes artistas a criar joias. Vamos procurar entender por que o faziam e de que forma se distinguem estes trabalhos do que hoje em dia se chama joalharia artística ou contemporânea.

 

 

Marta Costa Reis

Comecei a estudar joalharia em 2004, como hobby, em paralelo com outras atividades profissionais, tendo optado por me dedicar totalmente a esse trabalho em 2014. Completei o curso de joalharia do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa – e o Curso Avançado de Artes Plásticas da mesma escola, além de oficinas com professores conceituados como Iris Eichenberg, Ruudt Peters, Lisa Walker e Eija Mustonen, entre outros.

Também ensino história da joalharia no Ar.Co, escrevo sobre joalharia para algumas revistas e faço curadoria de exposições. Exponho regularmente em Portugal e no exterior e tenho peças em algumas grandes coleções de joalharia contemporânea. Sou membro do Board do Art Jewelry Forum. Nasci em Lisboa, em 1968, e aqui vivo.