curso introdução à joalharia contemporânea com Marta Costa Reis

encontros 10
data das aulas 22, 29 de setembro + 06, 13, 20, 27 de outubro + 03, 10, 17, 24 de novembro
dia da semana terças-feiras
horário 18h às 19h30
valores Curso integral: R$ 620
Curso integral - estudante: R$ 350
Limpar

O campo da joalharia contemporânea é ainda relativamente desconhecido. Mesmo os apreciadores de jóias (e quem não é apreciador de jóias?) têm por vezes alguma dificuldade em penetrar nesta área artística recente.
Embora a joalharia seja uma constante na história da humanidade e todos os materiais tenham sido já usados para fazer jóias, a joalharia contemporânea auto-descrita como tal surge nos anos 60 na Europa, incorporando aquilo que veio a ser chamado “a crítica da preciosidade”, ou seja, um movimento artístico fortemente oposto ao uso de metais e materiais preciosos e procurando criar jóias assentes no valor artístico e acessíveis a todos.

Este curso vai abordar os principais artistas de joalharia contemporânea, em temas que têm a ver com o momento presente. Nestes dias marcados pela pandemia e pelo isolamento, como pode a joalharia ser relevante? É essa a reflexão de partida que me levou a organizar este curso, que começou por ser lecionado aos alunos do AR.CO, em Lisboa, onde ensino a disciplina de História da Joalharia.

Temas:
1. Joalharia e política – como a joalharia responde ao seu tempo
2. Identidade digital – as melhores jóias para usar online
3. Memento mori – como a joalharia lida com a morte, a perda e o luto
4. (corpo) e espírito – a joalharia e o impulso espiritual
5. Home made jewellery – objets trouvés e materiais domésticos
6. Hortus conclusus – representações da natureza
7. Mãos que curam – as mãos e os anéis
8. Connecting people – jóias e conexões
9. Jóias felizes

Em cada sessão serão abordados 2 ou 3 artistas especialmente relevantes para o tema em questão e muitos outros que abordaram o tema. Serão feitas conexões com a moda e arte, bem como com a joalharia mais tradicional e a sua história. A escolha dos artistas é puramente pessoal e depende do que os próprios disseram sobre o seu trabalho, mas também de características por mim reconhecidas no mesmo, ainda que não tenha sido expressa essa intenção.

Haverá também uma sessão introdutória, que abordará conceitos gerais e um pouco da história da joalharia no século XX.

 

Marta Costa Reis

Comecei a estudar joalharia em 2004, como hobby, em paralelo com outras atividades profissionais, tendo optado por me dedicar totalmente a este trabalho em 2014. Completei o curso de joalharia do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e o Curso Avançado de Artes Plásticas na mesma escola, além de oficinas com professores conceituados como Iris Eichenberg, Ruudt Peters, Lisa Walker ou Eija Mustonen entre outros.

Também ensino história da joalharia no Ar.co, escrevo sobre joalharia para algumas revistas e faço curadoria de exposições. Exponho regularmente em Portugal e no exterior e tenho peças em algumas grandes coleções de joalharia contemporânea. Sou membro do Board do Art Jewelry Forum.
Nasci em Lisboa em 1968 e aqui vivo.