curso trans criações para (se) revelar – grupo de estudos online com Pinky Wainer e Isabel Teixeira

encontros 04
data das aulas 19 e 26 de janeiro + 02 e 09 de fevereiro
dia da semana terças-feiras
horário 17h30 às 19h30
valores

Este produto está fora de estoque e indisponível.

O curso terá cinco módulos independentes, com cinco temas diferentes, um a cada mês. As aulas, com três horas duração. A cada mês teremos um tema que norteia os estudos, a pesquisa de material e suporte, o levantamento bibliográfico e imagético. Durante as aulas, as conversas e reflexões ao redor do tema serão a mola propulsora para a criação dos alunos. Cadernos de processo, aquarelas, colagens, bordados, livros de artista, suportes a serem descobertos, tudo será bem-vindo como extensão do diálogo com as obras abordadas.

 

MÓDULO 1 

Uma imersão na obra de Louise Bourgeois através de 3 de seus preciosos livros de artista.

* Inclui material de texto e iconográfico, além das imagens que formam o livro.

Número de participantes limitado, por ordem de inscrição.

 

AULAS 1 e 2

“Ode à L’oubli”, “Ode à la Bièvre” e “Ode à ma Mère”, são três livros de Louise Bourgeois que iremos visitar para, posteriormente, “dialogarmos” com eles. Os dois primeiros encontros serão um mergulho nessas três obras emblemáticas que, cada uma a seu modo, nos aproximam do universo da artista, passando por suas esculturas, instalações, desenhos, escritos, entrevistas. Também faremos um estudo minucioso das técnicas e suportes utilizados por Louise: o que o material pode ter a ver com a memória abordada? Como transformar o passado em algo táctil? A matéria pode falar?

 

AULAS 3 e 4

Nesses dois encontros iremos descobrir qual a memória que cada aluno pode trazer à luz concreta da mesa de trabalho. Qual o material que cada memória pede? Como falar sobre o que se quer fazer? Como fazer? Bordar, colar, pintar, desenhar, a partir de uma trajetória escolhida, sob a luz de Louise Bourgeois. A construção do livro desde a ideia até a costura.

 

+ Informações sobre valores e inscrição: e-mail, telefone ou whatsapp.

 

Pinky Wainer

É artista e designer com trabalho consolidado em 20 anos de vida profissional. Como aquarelista, expôs individualmente e participou de várias mostras coletivas. Foi sócia e diretora de arte da Loja do Bispo, em SP por 8 anos e é professora de aquarela.

 

Isabel Teixeira

É atriz, diretora, dramaturga e fundadora do Ateliê Fora de Esquadro. Trabalhou com os principais diretores do país, entre eles Cibele Forjaz, Enrique Diaz, Felipe Hirsch e Christiane Jatahy. Desde 2003 trabalha como dramaturga e diretora de várias peças e shows, sobretudo os shows de Zélia Duncan e os espetáculos da atriz Regina Braga. Atualmente está na série Desalma, de Ana Paula Maia (direção de Carlos Manga Junior) e na novela Amor de Mãe, de Manuela Dias (direção de José Villamarin), ambas na Rede Globo de Televisão. Depois de se instrumentalizar por dois anos com o professor Pablo Peinado,  do Ateliê O Velho Livreiro, Isabel fundou o Ateliê Fora de Esquadro. É escritora de cadernos que ela mesma confecciona. Rabisca livros que nunca serão publicados. E se diverte com isso.