curso online a construção do vazio na arquitetura japonesa com Marina Lacerda

encontros 04
data das aulas 14, 21, 28 de setembro + 05 de outubro
dia da semana terças-feiras
horário 19h às 21h
valores R$ 440
R$ 260 - estudante
Parcelamento em até 3x sem juros
Limpar
indique para amigos

Forma e vazio são conceitos indissociáveis na cultura japonesa. O curso propõe a análise de obras arquitetônicas selecionadas, apoiada pela noção estética Ma, para explorar diferentes concepções de espaço-tempo no Japão. Busca-se apresentar aspectos conceituais, espaciais e materiais dos projetos para a compreensão das possíveis relações entre forma e vazio, bem como da aproximação do vazio como potência e não ausência. O curso é destinado a pessoas interessadas em arquitetura e Japão de forma geral.

 

Aula 1 | O vazio como potência

A noção estética Ma + Sky House (1958), Kiyonori Kikutake.

Aula 2 | Habitar o desconforto

White U (1976), Toyo Ito + Azuma House (1976), Tadao Ando.

Aula 3 | O espaço fissurado

The Uncompleted House (1970), Kazuo Shinohara + Villa in the Forest (1992), Kazuyo Sejima.

Aula 4 | A dissolução da matéria

Kiro-san Observatory (1995), Kengo Kuma + China Academy of Art’s Folk Art Museum (2015), Kengo Kuma + Final Wooden House (2008), Sou Fujimoto.

 

Marina Lacerda

Marina Lacerda é arquiteta e pesquisadora com mestrado sobre a obra do arquiteto japonês Toyo Ito pela UNICAMP (2019). Especialização em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (2015). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Integra a equipe editorial das revistas científicas da Escola da Cidade. Pesquisa e ministra cursos sobre os temas: Diagramas na Teoria e no Projeto de Arquitetura, Processos e Análise de Projeto de Arquitetura, Arquitetura Contemporânea e Arquitetura Japonesa.