curso online apropriações com Pinky Wainer e Isabel Teixeira

encontros 05
data das aulas 30 de junho + 07, 14, 28 de julho + 04 de agosto
dia da semana quartas-feiras
horário 17h às 19h
valores R$ 620
Parcelamento em até 3x sem juros
indique para amigos

Este é o terceiro módulo do curso “Trans Criações Para Se Revelar”. Serão cinco encontros onde a aluna(o) será convidada(o) a pensar e entender o conceito de APROPRIAÇÃO como um degrau do seu próprio processo criativo. Iremos trabalhar (na prática) em quatro pulsações distintas e complementares:

 

1) apropriação – a escolha do objeto a ser apropriado (quadro/foto/obra de um artista reconhecido).

2) imitação – compreensão da cópia como um estudo anatômico da obra; aqui, copiar é aprender com a experiência do outro.

3) edição – o acúmulo do estudo gerado pela imitação será a base para um trabalho de edição onde destruir, reconstruir, remixar, editar, colar, cortar, transformar, transcriar serão (entre ouros) instrumentos fundamentais.

4) criação – nesse estágio encontraremos a folha em branco e o espaço vazio. O resíduo gerado pelo trabalho anterior será o ponto de partida para uma criação autoral em cadernos de processo, pinturas, colagens, bordados, livros de artista ou outros suportes.

 

Como referência desse processo (que traz a ressignificação como chave da criação) iremos estudar o conceito de apropriação na obra de três artistas: Picasso, Francis Bacon e Katrien de Blawer.

 

Pinky Wainer

É artista e designer com trabalho consolidado em 20 anos de vida profissional. Como aquarelista, expôs individualmente e participou de várias mostras coletivas. Foi sócia e diretora de arte da Loja do Bispo, em SP por 8 anos e é professora de aquarela.

 

Isabel Teixeira

É atriz, diretora, dramaturga e fundadora do Ateliê Fora de Esquadro. Trabalhou com os principais diretores do país, entre eles Cibele Forjaz, Enrique Diaz, Felipe Hirsch e Christiane Jatahy. Desde 2003 trabalha como dramaturga e diretora de várias peças e shows, sobretudo os shows de Zélia Duncan e os espetáculos da atriz Regina Braga. Atualmente está na série Desalma, de Ana Paula Maia (direção de Carlos Manga Junior) e na novela Amor de Mãe, de Manuela Dias (direção de José Villamarin), ambas na Rede Globo de Televisão. Depois de se instrumentalizar por dois anos com o professor Pablo Peinado,  do Ateliê O Velho Livreiro, Isabel fundou o Ateliê Fora de Esquadro. É escritora de cadernos que ela mesma confecciona. Rabisca livros que nunca serão publicados. E se diverte com isso.