
conversas online arte contemporânea, uma introdução breve mas geral com Agnaldo Farias
R$ 850 estudante
27O território da arte contemporânea, diferentemente do que imaginam os espíritos mais desconfiados, possui variadas e imprevistas entradas, matérias para todos os gostos, muitas das questões que nos atraem e atormentam. Desviando da leitura cronológica, essas conversas tratarão de artistas e temas fundamentais para a compreensão da arte contemporânea.
Considerando que, em primeiro lugar, a arte inscreve-se no quadro da cultura e, internamente, desdobra-se em múltiplas linguagens que se cruzam intermitentemente, as conversas tratarão de artistas visuais, cineastas, arquitetos, bailarinos/coreógrafos, designers e escritores, além de unir várias linguagens e produções, algumas delas novíssimas, outras nem tanto, outras produzidas há muito tempo, em alguns casos ancestralmente.
Isso porque, veja bem, o que define a obra contemporânea, não é sua idade mas o quanto ela diz de nós, nos toca, leva-nos a sentir e eventualmente a pensar.
Agnaldo Farias
É professor da FAUUSP e já foi curador de uma série de museus e instituições de arte brasileiras. Foi curador de diferentes edições da Bienal de São Paulo, da 11a. Bienal de Cuenca (Equador) e do Pavilhão Brasileiro da 54a. edição da Bienal de Veneza (2011). Foi curador da Bienal de Coimbra de 2019.